Investir em um ambiente de trabalho estimulante e acolhedor pode ser a virada de chave de muitas empresas. Afinal, equilibrar vida pessoal e trabalho sempre foi um desafio, e as empresas que verdadeiramente se preocupam com a saúde física, mental e emocional dos seus colaboradores têm mais chances de atrair e reter os melhores talentos. Sabe por quê?
Segundo dados do Panorama do Bem-Estar Corporativo 2024, pesquisa realizada pelo Wellhub (antiga Gympass), 93% dos profissionais consideram o bem-estar no trabalho tão importante quanto o próprio salário e 96% afirmam que, na próxima vez que procurarem emprego, levarão em conta apenas as empresas que claramente investem no bem-estar dos colaboradores.
E a melhor forma de se tornar uma dessas empresas é construindo uma cultura de bem-estar. Mas como fazer isso? O Bom Pra Você traz algumas dicas.
1. Segurança (ou bem-estar social)
Criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores sejam encorajados e se sintam à vontade para se expressar, sem retaliações, e serem autênticos em suas contribuições e observações pode ser o primeiro passo para construir uma cultura de bem-estar.
Da mesma forma, desenvolver um programa de treinamento regular e consistente, fornecer boa estrutura e investir em ergonomia, por exemplo, tendem a fazer com que os trabalhadores se sintam seguros e valorizados.
2. Flexibilidade (ou bem-estar ocupacional)
A pandemia fez muitas empresas perceberem as próprias fragilidades e repensarem seus modelos de negócio. E com o isolamento social, o trabalho remoto e o home office cresceram vertiginosamente, enquanto o trabalho híbrido se popularizou após o fim daquele período.
Desde então, empresas em vários países debatem as vantagens do teletrabalho, pois muitas perceberam um aumento na produtividade e economia com transporte, energia, aluguel e saúde, e tudo isso graças a maior energia e disposição dos trabalhadores.
3. Autonomia (ou bem-estar psicológico)
É claro que toda essa flexibilidade exige maior senso de responsabilidade e de engajamento por parte dos trabalhadores. Neste sentido, a autonomia só funciona com regras claras, comunicação, distribuição de tarefas e metas e prazos bem definidos.
Portanto, permitir que os colaboradores participem e tomem as rédeas das suas obrigações e demais decisões relacionadas ao trabalho pode contribuir para a eficiência e integração das equipes.
4. Reconhecimento (ou bem-estar emocional)
Quando o trabalhador é colocado em primeiro lugar, a tendência é este retribuir com mais desempenho e dedicação. Por isso, as promoções e ações de valorização profissional reverberam positivamente no ambiente de trabalho e no emocional dos colaboradores.
Seja individual ou coletivo, o reconhecimento reforça a sensação de pertencimento. Da mesma forma, o crescimento da empresa passa a representar também o crescimento profissional do trabalhador, que se sente mais motivado a continuar no time.
5. Saúde (ou bem-estar físico)
Incentivar a prática de exercícios físicos e alimentação saudável fazem parte de várias cartilhas de promoção à saúde e bem-estar. Contudo, as empresas podem ir além, proporcionando, por exemplo, palestras sobre nutrição e saúde mental, incentivo a atividades físicas e competições entre os setores e oferecer opções saudáveis nos refeitórios.
E o Bom Pra Você pode ser um parceiro na implementação da cultura de bem-estar, uma vez que disponibiliza consultas online com médicos, psicólogos e nutricionistas, incluídos os exames, receitas e encaminhamentos, com preço acessível.
São mais de 10 especialidades, como Ginecologia, Cardiologia e Neurologia, e atendimento a qualquer hora do dia, sem necessidade de agendamento, e em qualquer lugar, bastando ter acesso ao aplicativo ou site no celular ou computador com internet.
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